Obtenção do módulo dinâmico de misturas asfálticas com agregados sintéticos de argila calcinada, utilizando o ensaio de compressão diametral

Authors

  • Fábio Roberto Garcia Nunes
  • Cleudinei Lopes da Silva
  • Consuelo Alves da Frota

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.71

Abstract

No Brasil, o módulo dinâmico de misturas asfálticas ainda é pouco utilizado, sobretudo por ser, em regra, obtido por intermédio do estado de compressão ou da tração axial, a necessitar, em razão disso, de corpos de prova com aproximadamente 200 mm de altura, a partir de um compactador giratório. Tal imperativo dificulta os estudos realizados com amostras retiradas diretamente do pavimento. Neste trabalho, determinou-se o citado parâmetro por meio do ensaio de compressão diametral em corpos de prova compactados (Marshall) de misturas asfálticas, nas dimensões 101,5 × 63,50 mm. Figuraram como agregados graúdos os agregados sintéticos de argila calcinada (ASAC). Os resultados se mostraram equivalentes entre as misturas asfálticas com ASAC e segundo o ensaio de compressão diametral com aqueles obtidos pelo trabalho de KING (2004), quando utilizado o ensaio de compressão axial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-07-02

How to Cite

Garcia Nunes, F. R., Lopes da Silva, C. and Alves da Frota, C. (2009) “Obtenção do módulo dinâmico de misturas asfálticas com agregados sintéticos de argila calcinada, utilizando o ensaio de compressão diametral”, Transportes, 17(1). doi: 10.14295/transportes.v17i1.71.

Issue

Section

Articles