Ponderação dos riscos relacionados às ocupações no entorno das ferrovias no Brasil usando a técnica Best-Worst Scaling
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3099Palavras-chave:
Painel de especialistas. Segurança ferroviária. Modelos de escolha discreta. Transporte ferroviário. Best-Worst Scaling.Resumo
O objetivo do presente estudo é a avaliação dos riscos relacionados às ocupações irregulares próximas às ferrovias, utilizando a técnica Best-Worst Scaling para construir o instrumento de pesquisa. Os dados foram obtidos com a participação de um painel de especialistas, formado por profissionais de diversos setores como academia, governo e empresas ferroviárias, que por meio de um questionário classificaram os riscos relacionados às ocupações no entorno das ferrovias brasileiras. Modelos de escolha discreta, baseados na estrutura logit multinomial, permitiram avaliar a importância das variáveis de risco na operação ferroviária com relação às ocupações no entorno. Os resultados indicam que o risco de atropelamento e tombamento de trens são os mais críticos, demandando medidas urgentes de mitigação, como a instalação de barreiras de segurança, a sinalização adequada de passagens em nível e o controle de acesso aos trilhos. O estudo também destaca que áreas com alta densidade populacional próximas às ferrovias requerem intervenções prioritárias, incluindo melhorias na drenagem e monitoramento da estabilidade geotécnica dos taludes e encostas. Trechos sem ocupações apresentaram menores níveis de risco, reforçando a importância de evitar novas construções nessas áreas para garantir a segurança e a eficiência das ferrovias.
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Última atualização: 27/11/2025




